TRENDING NEWS

recent

Nine Treasures @ Festival de Músicas do Mundo - 27/07/16, Av. Vasco da Gama, Sines



Uma das grandes atracções, a nosso ver (mas somos suspeitos, claro está), desta edição, a décima oitava, do mais importante festival de world music da Península Ibérica, o Festival de Músicas do Mundo de Sines. Nine Treasures são oriundos da região chinesa da Mongólia Interior e ficaram em segundo lugar na competição de batalhas de bandas do Wacken, sendo a banda favorita do júri. Se dependesse de nós teriam ficado em primeiro lugar, já que conhecemos os Nine Treasures das páginas da Metal Imperium, a propósito de um split que reunia mais duas outras bandas da mesma região, Mongólia.


Curiosamente, chamámos a atenção do festival na altura para as bandas desse mesmo split, sendo uma feliz coincidência, "termos" sido ouvidos, porque a banda foi tudo aquilo que prometia e mais. O público poderia até nem estar preparado para este tipo de festa, mas a recepção foi mais que positiva. Com um peso considerável, muitas melodias que apelavam ao movimento, o alinhamento dos Nine Treasures baseou-se nos seus dois álbuns de originais e no mais recente EP, "Galloping White Horse", que nos trouxe dois temas novos.


A comunicação da banda com o público não foi muito expressiva em termos de discurso (do inverso também podemos afirmar - ao nosso lado estavam umas jovens que não se cansaram de dizer "sayonara", havendo uma óbvia confusão geográfica nas suas cabeças), mas compensou com boa disposição metálica. O que todos queriam era mesmo música e animação e nesse departamento, não houve razões para queixas. Até houve oportunidade para a banda sugerir, antes de uma das músicas, um circle pit, o que a maior parte dos presentes desconhecia do que se tratava, mas o gesto universal com o dedo a andar à roda logo explicou o que era pretendido.


É bom ver a organização do festival atenta a este tipo de sonoridade que faz todo o sentido que esteja aqui presente, tal como fariam uns Korpiklaani, uns Eluveitie, uns Orphaned Land ou uns Turisas. A aposta é ganha e o resultado é mais que excelente. Sem dúvida, um dos momentos altos de todo o festival. Para ano venham lá outras estreias metálicas no nosso país.


Reportagem por Fernando Ferreira e fotos por Sónia Ferreira

Tags

Related Posts

Report

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.