TRENDING NEWS

recent

O Último Castelo


Há primeira vista (ou a primeira vez que vi o trailer) não me impressionou por isso posso dizer que foi um dos filmes que mais me surpreendeu pela positiva. A ideia com que fiquei foi de que se tratava de um filme banal de prisões, que apesar de apreciar, houve qualquer coisa no trailer que não colou e fiquei com a sensação de que era um filme dispensável. Não podia estar mais errado. "O Último Castelo" retrata uma realidade que eu julgo não existir cá em Portugal que é a das prisões de alta segurança unica e exclusivamente para militares. 

A acção começa quando uma prisão de alta segurança prepara-se para receber um general (Robert Redford) condenado a uma pena de 10 anos por desobediência a ordens superiores, desobediência essa que custa a vida de soldados. O general é reverenciado por todos e muito especialmente pelo director da prisão (James Gandolfini - "Sopranos"), um interessado por artefactos de guerra, mas a partir do momento em que Redford diz que todas as pessoas que se interessam por esse tipo de colecções é porque nunca estiveram verdadeiramente em combate, o director fica a modos que ofendido. 

A partir daí desenvolve-se um confronto entre as duas personagens, levando Redford a confrontar-se com a maneira brutal que os prisioneiros são tratados e a resolver agir para acabar coma tirania do director. A história não apresenta  nada de novo, excepção feita para o pormenor de se tratar uma prisão militar, mas contém pelo menos 3 pontos a favor:

1) o elenco, onde Gandolfini mais uma vez interpreta o vilão que amamos odiar e Redford dá credibilidade e força á sua personagem ao interpretar um general com magnetismo tal que une uma população prisional dividida e esquecida do espírito militar de união (em grande parte pelo Director que não permite continências dentro do estabelecimento.

2) as engenhocas (quem não gosta de Macgyvigarices?)

3) tal como no filme "Em Defesa da Honra", O Último Castelo ressalta o melhor e o pior que há nas forças militares: A união e sacrifício por uma causa comum e o abuso de poder por parte de quem não está apto para o ter.

Nota 8.5/10



Tags

Related Posts

CinemaTV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.