TRENDING NEWS

recent

Candiria - "While They Were Sleeping" Review


A esquisitice crónica dos Candiria está de volta, o que para muito boa gente são excelentes notícias. Apesar de muitas vezes terem sido associados ao movimento metalcore (o que não é injusto, apenas redutor daquilo que a banda é como um todo), a sua música sempre mostrou inconformidade com esse rótulo, acrescentando à equação muita coisa própria do jazz, hip-hop e até ambient. Não podemos dizer que é algo que temos aqui, mas pelo menos o elemento jazz encontra-se bem presente como o tema-título que é também a faixa de abertura bem ilustra. 

Outra das razões pela qual é injusto chamar os Candiria de metalcore é porque a banda teve a sua formação muito antes sequer do movimento ter sido criado pela imprensa e indústria discográfica. Não é o mesmo que dizer que não tenhamos aqui alguns elementos que partilhem as suas características. Isso é um facto, mas a verdade é que a haver uma aproximação com outras entidades será com bandas como Fântomas, Mr. Bungle, Dub War (principalmente pela abordagem vocal), The Dillinger Escape Plan, entre outros em vez de nomes como Killswitch Engage e As I Lay Dying.

"While They Were Sleeping" é um álbum conceptual que fala da luta de músico que luta para ver o seu lugar ao Sol. Não é um conceito que a música nos entregue - é mais fácil apreciar a história de uma ópera-rock quando a música não é tão desafiante e ao mesmo tempo extrema. Ainda assim, aquilo que podemos sentir é que este é talvez o trabalho mais complexo da banda e ao mesmo tempo acessível. As partes calmas são do mais cool que possa haver enquanto as mais pesadas fazem-nos lembrar Meshuggah embora de uma forma não tão extrema.

Para uma banda que já passou por tanto - inclusive um acidente de viação que deixou cicatrizes profundas na banda - lançar um álbum desafiante como este é um sinal de persistência e tenacidade. Para os ouvintes, num nível diferente, obviamente, também podemos dizer que é um desafio ouvir "While They Were Sleeping" do início ao fim, mas de uma maneira positiva. Para quem gosta de música complexa e das bandas citadas no segundo parágrafo, este é um trabalho obrigatório. Para os outros... poderão não gostar mas definitivamente vai crescer lá dentro depois da segunda audição.

01. While They Were Sleeping
02. Mereya
03. Wandering Light
04. The Cause
05. Forgotten
06. One of You Will Betray Me
07. Opaque
08. The World Will Burn
09. Behind These Walls
10. With Broken Bones
11. Then Thousand Tears
12. Servitude
Duração 49:13


Nota 8/10



Tags

Related Posts

Review

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.