TRENDING NEWS

recent

Fractal Cypher - "The Human Paradox" Review


Do Canadá chega-nos uma nova banda de metal progressivo: Fractal Cypher. Tendo como base os Far From Reality, uma banda dentro do mesmo género, os Fractal Cypher apresentam um metal progressivo musculado e exuberanteque agarra qualquer fã do género em pouco tempo, com músicas complexas, melodias apelativas e um instrumental (onde toda a banda brilha, sem excepção) de qualidade bem acima da média, isto já para não mencionar na forma como o vocalista Simon Lavoie, que tem uma voz que se insere na vertente mais tradicional como de vez em quando ainda solta uns grunhidos que apesar de poderem destoar do resto, acabam por adicionar mais peso e dinâmica ao conjunto.

Não adianta termos grandes músicos, boa produção ou até melodias apelativas, se isso tudo não resultar em músicas memoráveis. Tendo em conta que estamos a falar de metal progressivo, onde nada é propriamente imediato, a forma como estas músicas estão construídas acabam por cumprir muito bem a sua missão, acrescentando considerável peso e virtuosismo para quem não esperava encontrá-lo. Não é unidimensional e como bom álbum progressivo temos aqui alguns temas mais calmos, como a épica "Shinning A While" que é um dos melhores momentos do álbum.

Podemos encontrar aqui díspares influências, desde os óbvios Dream Theater e Symphony X até aos Meshuggah (pelos breves incursões rítmicas djent que felizmente são mesmo breves, mais do que isso iria enjoar), o que é uma boa indicação, mas melhor ainda é fazer dessas influências todas uma identidade sólida. Os Fractal Cypher ainda têm algum caminho a percorrer neste ponto, mas para um álbum de estreia, a maturidade e sobriedade que apresentam dá-nos a certeza de que esta será um promessa que se cumprirá em pouco tempo.

1. Lost
2. Endless Circle
3. Shining a While
4. Prison Planet
5. Imminent Extinction
6. Final Abode
7. Awakening
8. Idle Words
9. The Ghost of Myself
Duração 64:51


Nota 8.5/10


Tags

Related Posts

Review

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.