TRENDING NEWS

recent

Opeth - "Damnation" Review


Depois da bomba que foi "Deliverence", eis que surge "Damnation" a outra face da mesma moeda que era para ser lançado em conjunto mas que a editora dos Opeth na altura decidiu atrasar o lançamento por alguns meses. Provavelmente seria algo que faria mais sentido mas a editora assim tem dois álbuns para comercializar em vez de um. Embora exista algo que os liga, um certo conceito e ambiente, "Damnation" é bem mais pacato que "Deliverance", sendo o primeiro álbum que não usa os elementos de metal extremo que a banda tinha vindo usar até então.

Já lá vão treze anos e aquilo que é engraçado reparar é como este álbum, que podemos considerar como o primeiro desta fase actual da banda, mesmo tendo surgido bastante antes do que "Heritage", seja aclamado enquanto todos os últimos são crucificados como se não houvesse amanhã. No entanto, na altura houve também quem se indignasse - e a editora aí até nem fez mal por lançar o álbum apenas alguns meses depois do anterior, quando ele ainda estava fresco (provavelmente se os dois tivessem sido lançados em simultâneo, a aclamação seria bem maior).

"Damnation" é um grande álbum e a prova daquilo que já sabíamos de antemão (mas não queríamos admitir): Akerfeldt tem uma grande voz limpa e a música é tão intensa acústica como com distorção. Claro que uma coisa é sabermos que se é capaz das duas, outra coisa é abdicar de outra por completo, mas essa já é uma história velha que não vale a pena irmos por aí. Todos estes anos depois podemos apenas dizer que "Damnation" é a prequela do "Heritage" mas a verdade é que ninguém o vê como tal e os sentimentos acerca dele costumam ser bastante mais positivos. É realmente um álbum mais focado e com músicas mais eficazes - "Windowpane", "Death Whispered A Lullaby" e "To Rid A Disease" são clássicos da banda e a lembrança que antes da mudança contestada pelos fãs, já a banda tinha testado com sucesso. Ironias do destino.


1. Windowpane
2. In My Time of Need
3. Death Whispered a Lullaby
4. Closure
5. Hope Leaves
6. To Rid the Disease
7. Ending Credits
8. Weakness
Duração 43:19


Nota 9/10



Related Posts

Review

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.