TRENDING NEWS

recent

Savatage - "The Gutter Ballet" Review

1. Of Rage and War
2. Gutter Ballet
3. Temptation Revelation
4. When the Crowds Are Gone
5. Silk and Steel
6. She's in Love
7. Hounds
8. The Unholy
9. Mentally Yours
10. Summer's Rain
11. Thorazine Shuffle
12. Hounds (live)
13. When the Crowds Are Gone (live)
Duração 67:00

2002 Steamhammer 

"The Gutter Ballet" é um álbum muito importante na discografia dos Savatage, mas temos que ser sinceros, e para começar da melhor forma esta crítica, não é dos nossos favoritos. No entanto, é aquele que ajudou a moldar a banda para aquilo que é o seu melhor. Passamos a explicar. No início da sua carreira, os Savatage tocavam hard'n'heavy com momentos muito bons e outros francamente maus - "Fight For The Rock". Em "Hall Of The Mountain King" a banda começou a aventurar-se por lados mais sinfónicos e a mistura com o heavy metal, explorarando verdadeiramente as capacidades e qualidades do grande guitarrista que era Criss Oliva.

Aqui, a banda não segue exactamente por essa direcção. Depois de Jon Oliva ter estado uns dias numa clínica de reabilitação, a banda começou a trabalhar com Paul O'Neill, que já tinha produzido o álbum anterior. As duas facções encaixaram bem, e O'Neill acabou por ter um grande impacto no produto final, principalmente no conceito de algumas músicas e nas letras, que ficaram em grande parte a seu cargo. O tema-título, por exemplo, inspirou de tal forma a banda que, até mesmo para surpresa do próprio produtor, teve que ser incluída e viria a ser o motivo de inspiração para o próximo álbum da banda, o trabalho conceptual "Streets - A Rock Opera". Tanto esse tema como a "When The Crowds Are Gone" são fruto de uma ópera rock que O'Neill tinha escrito e que Oliva gostou bastante, servindo de inspiração tanto para esses temas como para os seguintes.

A segunda metade do álbum é mais pesada e mais próxima das raízes da banda mas na minha opinião, o álbum como um todo, sofre dessa divisão. Se a primeira parte nos dá a indicação da componente mais teatral que viria a tornar-se parte integrante nos futuros trabalhos, a segunda parte mostra de onde a banda veio e isso normalmente até resulta, mas neste caso faz com que o álbum tenha uma vibe estranha, sendo apenas metade de qualquer coisa e nunca nada por completo. Ainda assim, e como já dissemos no início, é um álbum muito importante como todos os de transição, e o tema-título e a sombria "Hounds" são clássicos eternos dos Savatage.

Esta é a reedição de 2002 que tem os temas "Hounds" e "When The Crowds Are Gone" ao vivo como faixas extra.

Nota 7.5/10

Com o apoio de

Related Posts

Review

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imagem
World Of Metal
World Of Metal - Zine, Radio and TV - Support Us On Patreon!

World Of Metal - Zine, Rádio e TV - Apoie-nos no Patreon!

random
World Of Metal. Com tecnologia do Blogger.